02 August, 2008

Le Beau Brummel

George Bryan Brummell nasceu a 7 de Junho de 1778 em Londres. Foi o maior árbitro em questões de moda na Inglaterra do seu tempo e amigo íntimo do Príncipe de Gales, futuro George IV, a quem muito influenciaria. Estabeleceu entre os homens a moda dos fatos de corte requintado e usados com com elaboradas gravatas e lenços. Na verdade é-lhe atribuida a introdução e o estabelecimento do uso do fato masculino moderno usado com gravata. Necessitava todos os dias de cinco horas para se vestir e recomendava champagne para dar lustro aos sapatos. O seu modo de vestir ficaria conhecido como Dandismo. George era filho do secretário privado de Lord North. À morte do pai em 1794 herdou 20.000 libras, quantia considerável à época. Bacharel da faculdade de Oriel, “Le Beau Brummel”, como viria a ser conhecido, empreendeu carreira militar, juntando-se aos Tenth Light Dragoons ao mesmo tempo que se torna próximo de George, Príncipe de Gales. Seria através da influência do príncipe que, em 1796, Brummell se veria promovido ao cargo de capitão. Mais tarde, quando o seu regimento foi colocado em Manchester, Brummel, não querendo abandonar Londres, renunciou ao cargo. Instalou-se numa casa em Chesterfield Street, Mayfair e foi, por esta altura, incluído no círculo de amigos do Príncipe de Gales onde causou grande impressão pela sua forma elegante de vestir e pelo seu espírito inteligente e astuto. A sua obsessão diária em lavar os dentes, barbear-se e tomar banho, longe de ser comum na época, tornou-se popular.
O meio aristocrata-burguês que frequentava e alguns amigos com fortunas colossais seriam de grande influência para Brummel. Começou a comportar-se também como detentor de uma grande fortuna esbanjando e jogando. Tal não constítuiu problema enquanto esteve sob a proteção do Principe de Gales.
Brummell, Lord Alvanley, Henry Mildmay e Henry Pierrepoint são considerados os pioneiros do Watier a que Byron chamaria “Dandy-Club”. Em Julho de 1813 organizaram um baile de máscaras ao qual compareceu o Príncipe de Gales que tendo cumprimentado Alvanley e Pierrepoint, desprezou ostensivamente Brummell e Mildmay olhando-os fixamente no rosto mas não lhes dirigindo a palavra. Isto provocou a Brummell a observação infame" Alvanley, quem é o seu amigo gordo? ". Esta provocação ao Príncipe de Gales, revelou-se nefasta condenando a sua posição social pois a partir desse momento o Príncipe afastou-se de Brummel o que significou a extinção da influência social que durante anos tinha protegido Brummell dos seus credores.
Em 1816, fugiu para França para escapar ao ostracismo social e a uma súbita exigência de pagamento integral das suas dívidas que atingiam consideráveis milhares de libras.
Viveu o resto da vida em França, adquirindo uma nomeação no consulado em Caen devido à influência de Lord Alvanley e do Marquês de Worcester. Isto proporcionou-lhe uma pequena renda anual. Morreu pobre e com sífilis em Caen em 1840.